Blog

Como desenvolvedor, preciso emitir nota fiscal de serviços para o exterior?

/

A nota fiscal é mais do que uma formalidade chata. Por isso, se você deseja ampliar seus serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado como desenvolvedor, você precisará ficar por dentro de todas as obrigações, inclusive emitir nota fiscal de serviços para o exterior!

Além de estar mantendo seu negócio regular, você organiza suas finanças, constrói uma  imagem mais profissional para os clientes e ajuda a construir uma boa reputação no mercado. Venha saber tudo 🚀

nota fiscal de serviços para o exterior

Emitir nota fiscal de serviços para o exterior é obrigatório?

Sim!

A emissão de nota fiscal de serviços é obrigatória para qualquer prestador, inclusive desenvolvedores que trabalham com empresas internacionais. Além disso, a Receita Federal é o órgão que regulamenta essa prática.

Importante você saber que, ao emitir uma nota fiscal de serviço para o exterior, você estará isento do pagamento de PIS e Cofins, assim como de ISS, dependendo do seu município.

Além da emissão da nota fiscal, podem existir outras obrigações, como por exemplo a emissão de invoice. Enquanto a nota fiscal serve para comprovar que um serviço foi prestado no exterior, o invoice representa uma operação comercial. 

Portanto, os profissionais de TI que prestam serviços para clientes no exterior, devem ficar atentos às obrigações fiscais e comerciais para evitar qualquer problema.

Nota fiscal x Invoice: quais as diferenças?

Na sua prestação de serviços para o exterior como desenvolvedor, você precisará emitir tanto a nota fiscal como a invoice. Por isso, conheça a diferença entre elas:

Nota Fiscal

  • A nota fiscal é um documento fiscal emitido pelo prestador de serviços, nesse caso o desenvolvedor, para registrar a transação de serviços.
  • Esse documento serve como uma prova fiscal da transação e é usada para fins contábeis e fiscais.
  • Geralmente contém informações detalhadas sobre a transação, incluindo detalhes do prestador, do tomador, descrição dos serviços, valores, impostos, entre outros.

Invoice

  • A invoice é um documento comercial que lista os serviços fornecidos por um prestador a um comprador e solicita o pagamento.
  • É utilizado em transações comerciais internacionais ou em países onde não há um sistema formal de notas fiscais.
  • A invoice geralmente inclui informações semelhantes às da nota fiscal, como detalhes do prestador, do comprador, descrição dos bens ou serviços, valores e termos de pagamento.
  • Ao contrário da nota fiscal, o invoice pode não ter implicações fiscais diretas e pode ser usado principalmente para fins de registro e pagamento.

Como funciona a Invoice?

A Invoice é um documento comercial que lista os serviços fornecidos e o prestador de serviço irá emití-la para solicitar o pagamento. Dessa forma, não há um modelo específico de invoice, mas você precisará incluir as seguintes informações:

  • Detalhes do prestador: nome, endereço e informações de contato do prestador.
  • Detalhes do comprador: nome, endereço e informações de contato do comprador.
  • Descrição dos serviços: uma lista detalhada dos serviços prestados, incluindo quantidade, preço unitário e total.
  • Termos de pagamento: condições de pagamento, como prazo de pagamento, métodos de pagamento aceitos e quaisquer descontos aplicáveis.
  • Total a pagar
  • Data da emissão
  • Assinatura do emissor

Além disso, recomenda-se que a invoice seja preenchida no idioma do cliente ao passo que a nota fiscal deverá ser emitida normalmente em português.

Assim, a invoice é essencial na transação comercial, principalmente internacional, visto que documenta os detalhes da prestação de serviços e estabelece os termos de pagamento entre as partes envolvidas. 

Como emitir a invoice e nota fiscal de serviços para o exterior?

Para os dois documentos, cada cidade possui um processo e sistema de emissão diferente. Por isso, o ideal é que você busque orientação na sua prefeitura ou converse com um contador.

Além disso, você pode conferir o passo a passo para emitir sua nota fiscal aqui!

Para facilitar a sua prestação de serviço ao exterior, conte com a nossa ajuda! Assim, a Colinear é uma contabilidade digital especializada em profissionais de TI e está por dentro da sua rotina, podendo garantir agilidade e praticidade nas burocracias contábeis. Venha conhecer todas as nossas soluções 😀 💻

Compartilhe esse post
Mais posts

CNPJ como Analista de BI: saiba formalizar seu negócio

Se você trabalha na área de dados e quer atuar de forma independente, abrir um CNPJ como Analista de BI pode ser um grande passo para sua carreira. Formalizar seu

certificado digital para profissionais de TI

Certificado Digital para Devs: quem precisa e como funciona?

Se você trabalha como PJ, já deve ter ouvido falar sobre o Certificado Digital para Devs. Esse documento eletrônico é utilizado para assinar contratos, emitir notas fiscais e garantir a

Deixe sua mensagem abaixo e entraremos em contato em breve.

Deixe sua dúvida abaixo e entraremos em contato em breve

Oi, precisa de ajuda?

2