Nomadismo digital: o que é e por onde começar?

O trabalho remoto aliado com a possibilidade de viajar o mundo todo tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo. O nomadismo digital cresceu nos últimos anos e até 2022 já somava 35 milhões de viajantes. 

Com tantas pessoas interessadas nesse estilo de vida, viemos conversar com você sobre a possibilidade de trabalhar na área de TI, conhecendo diversos destinos pelo mundo, seja você empreendedor, freelancer ou CLT. Vamos lá! 🌎

Como ser nômade digital na área de TI

O que é o nomadismo digital?

Nomadismo digital é um modelo de trabalho e estilo de vida em que as pessoas utilizam a tecnologia para trabalhar de forma remota. Assim, o nômade digital pode viajar e viver em diferentes lugares ao redor do mundo.

Apesar do que muitos acreditam, o nomadismo digital não é uma profissão e sim, uma forma de trabalhar. Assim, ao invés de viver em um lugar fixo, os nômades digitais aproveitam a flexibilidade proporcionada pela internet para trabalhar de qualquer lugar.

Dessa forma, o nomadismo digital proporciona liberdade geográfica e a oportunidade de integrar o trabalho com a experiência de viajar e conhecer diferentes culturas. O nômade digital poderá ser freelancer, empreendedor digital ou até CLT, trabalhando de forma remota.

Profissional de TI pode ser nômade digital?

Com certeza! 

Há diversas profissões que possibilitam viver como nômade digital e a área de TI, por conta da sua flexibilidade, está repleta delas. Dentre as mais comuns, temos:

  • Desenvolvedor de Software/Programador
  • Designer de UI-UX
  • Analista de Dados
  • Webdesigner

Se você deseja ingressar na área de TI, saiba por onde começar aqui!

Além disso, diversas outras profissões podem ser exercidas, sendo que o nomadismo digital também é muito forte na área de marketing:

  • Produtor de conteúdo
  • Consultor Online
  • Escritor
  • Tradutor
  • Fotografia e vídeo
  • Aulas online
  • Profissional de Recursos Humanos
  • Empreendedor Digital

Quais as vantagens de ser nômade digital?

Ser nômade digital oferece diversas vantagens 

  • Liberdade geográfica
  • Flexibilidade de horário
  • Experiência cultural
  • Custos de vida variáveis
  • Independência profissional
  • Estímulo à criatividade

E as desvantagens?

Embora o nomadismo digital ofereça várias vantagens, também há desafios que você precisa conhecer, dentre eles:

  • Falta de estabilidade
  • Isolamento social
  • Dificuldades de comunicação
  • Questões legais e administrativas
  • Gerenciamento do tempo
  • Adaptação constante

Quero ser nômade digital! Por onde começar?

Se você deseja se tornar um nômade digital, há algumas etapas importantes que você pode seguir para começar nessa jornada. Veja a seguir:

1. Avalie suas habilidades e escolha uma profissão remota

Caso seja possível adaptar sua profissão para o modelo de trabalho remoto, ótimo! 

Entretanto, se não há possibilidade de exercer sua profissão fora do escritório, considere uma mudança de carreira, seja um novo emprego ou uma nova área, como a de TI, por exemplo. 

Para isso, identifique suas habilidades profissionais e interesses pessoais. Assim, você pode alinhar seus objetivos e paixões, e aplicá-los de forma remota. 

2. Planejamento financeiro

Muitos falam do nômade digital como alguém que “largou tudo” e meteu o pé na estrada. Entretanto, a realidade não é bem assim. É imprescindível um bom planejamento financeiro para o sucesso da sua vida nômade. 

Isso inclui conhecer as suas despesas mensais, assim como muita pesquisa sobre o custo de vida dos seus destinos, o Numbeo e Nomad List são ótimos para isso.

Além disso, é preciso levar em conta a forma como você deseja viajar e o seu próprio estilo de vida. Contudo, em todos os casos, é necessário guardar uma reserva de emergência de, pelo menos, 6 meses do seu custo de vida. 

3. Estabeleça uma presença online

Especialmente para quem deseja empreender ou trabalhar como freelancer, estabelecer presença online é uma das estratégias para conquistar novos clientes de qualquer lugar do mundo.

Dessa forma, além de construir seu perfil no LinkedIn, você pode também fazer parte de plataformas de serviços online, como Up Work, 99 Frelas, Workana, dentre outras.

Ademais, tenha um portfólio online para mostrar seu trabalho e conecte-se com profissionais da área em que deseja trabalhar.

4. Teste o trabalho remoto

Se você deseja manter seu emprego CLT, negocie a opção de trabalhar remotamente com seu empregador atual, iniciando em meio período, por exemplo.

O mesmo vale para empreendedores e freelancers. Você pode testar esse estilo de vida em cidades próximas, pelo Brasil, antes de se comprometer totalmente.

Assim, a sua transição ocorre de forma gradual e planejada.

5. Estabeleça uma rotina de trabalho

Trabalhar remotamente exige foco e determinação. Por isso, desenvolva uma rotina de trabalho consistente para manter a produtividade.

Além disso, não esqueça de verificar o fuso horário ao agendar compromissos e reuniões, caso seu destino seja internacional.

6. Mantenha um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

O trabalho remoto possibilita maior flexibilidade e qualidade de vida. Entretanto, se você não tomar cuidado, toda hora pode se tornar hora de trabalhar. Por isso, estabeleça limites claros entre trabalho e lazer.

Dessa forma, tenha seus horários fixos de trabalho e também aproveite a liberdade para explorar e conhecer seus lugares de destino.

Tenha ajuda de uma contabilidade digital

Se você deseja alinhar o empreendedorismo na área de TI com o estilo de vida nômade digital, a Colinear pode te auxiliar desde a abertura do seu CNPJ até a emissão de notas de serviços prestados para clientes internacionais. Afinal, trabalhando dessa forma, você pode fechar parcerias globais e alavancar seu negócio! 

Além disso, a Colinear é uma contabilidade digital especializada em profissionais da área de TI,  preparada para descomplicar as burocracias do seu dia a dia. Entre em contato com a gente e conheça todas as nossas soluções 💻

Compartilhe esse post

Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em ajudar!