Blog

Quais minhas obrigações na prestação de serviço para o exterior?

/

O mundo digital se abre para profissionais de TI que desejam expandir seus horizontes e conquistar novos mercados na prestação de serviço para o exterior. Entretanto, é fundamental dominar as regras do jogo e entender as obrigações fiscais e contábeis relacionadas à exportação de serviços.

Por isso, a Colinear vai te mostrar tudo que você precisa saber para expandir os seus serviços mundo afora 🚀

Sou Simples Nacional, posso prestar serviço para o exterior?

Sim, o regime Simples Nacional permite a prestação de serviços para o exterior!

O regime Simples Nacional, como opção tributária vantajosa para micro e pequenas empresas, oferece a possibilidade de expandir seus negócios para o mercado internacional. Através da prestação de serviços de TI para o exterior, você pode alcançar novos clientes, diversificar sua carteira e impulsionar o crescimento da sua empresa.

Quais as obrigações fiscais na prestação de serviços ao exterior?

Ao iniciar sua prestação de serviço para o exterior, você assume novas responsabilidades fiscais que exigem atenção e conhecimento especializado. Mas não se preocupe, conheça a seguir as suas obrigações:

Cobrança de impostos

IRPJ e CSLL

O IRPJ e CSLL são impostos federais cobrados sobre o lucro das empresas e irão incidir normalmente no serviço prestado ao exterior. Dessa forma, tanto a alíquota do IRPF quanto do CSLL variam de acordo com o regime tributário adotado. No caso do Simples Nacional, ambos estarão inclusos na guia única de pagamento.

PIS 

O PIS é uma contribuição federal que incide sobre o faturamento das empresas. No caso de exportação de serviços, há isenção dessa contribuição, o que pode representar uma significativa economia tributária. Assim, se trata de um incentivo para empresas que exportam serviços, promovendo a competitividade no mercado internacional.

Cofins

O Cofins também é uma contribuição federal parecida com o PIS. Dessa forma, na prestação de serviço ao exterior, o Cofins pode ser isento, não ter incidência, ter valores deduzidos ou compensados de outros tributos federais, ou ainda ser ressarcido em dinheiro.

ISS

O ISS é um imposto municipal cobrado sobre a prestação de serviços. Dessa forma, as alíquotas variam de acordo com o município, podendo ocorrer a isenção ou redução do ISS para exportação de serviços.  Por isso, é necessário que você verifique a legislação do seu município para saber se o seu negócio se qualifica para essas isenções.

Emissão de nota fiscal

A nota fiscal é um documento obrigatório para todos os serviços, inclusive internacionais. Assim, a NFS-e é o comprovante fiscal que garante a regularidade da sua operação e a segurança do seu negócio. Você pode emitir a NFS-e online através do site da prefeitura da sua cidade ou do governo, de forma rápida, prática e segura.

Ao emitir a sua nota fiscal para serviços internacionais, forneça os dados específicos exigidos pela legislação, como número do CNPJ do cliente estrangeiro e código do serviço prestado. Além disso, ela deverá ser emitida em reais, mesmo que o pagamento seja feito em moeda estrangeira.

Emissão de Invoice

A Invoice também é um documento fundamental para a regularização da prestação de serviços de TI para o exterior. Ela funciona como um comprovante fiscal para o cliente estrangeiro e para as autoridades competentes, garantindo a segurança e a transparência das suas operações internacionais.

Esse documento irá detalhar os serviços prestados, os valores cobrados e as condições de pagamento, servindo como uma comprovação formal da transação comercial. Assim, para profissionais de TI, a invoice deve conter informações claras e precisas sobre o projeto ou serviço executado, as horas trabalhadas, as taxas acordadas, e os dados bancários para o pagamento internacional. 

Ferramentas para emissão simplificada da Invoice

Elaborar a invoice é super simples. Atualmente, os profissionais de TI podem optar por utilizar modelos e plataformas que ofereçam recursos para personalizar e automatizar o processo de criação de invoice. 

Um exemplo prático, é o emissor de invoice e fatura da Colinear. Assim, basta preencher os dados necessários e enviar seu invoice. É online, gratuito e descomplicado!

Conte com uma contabilidade especializada

Na sua prestação de serviço ao exterior, uma contabilidade especializada ao seu lado será a sua aliada estratégica.

Por isso, para facilitar esse processo e evitar erros, conte com a Colinear! Somos uma contabilidade digital especializada em profissionais de TI pronta para te auxiliar na sua prestação de serviços ao exterior. Venha conhecer nossas soluções personalizadas para você, desenvolvedor e profissional de tecnologia! 💻😀

Compartilhe esse post
Mais posts

CNPJ como Analista de BI: saiba formalizar seu negócio

Se você trabalha na área de dados e quer atuar de forma independente, abrir um CNPJ como Analista de BI pode ser um grande passo para sua carreira. Formalizar seu

certificado digital para profissionais de TI

Certificado Digital para Devs: quem precisa e como funciona?

Se você trabalha como PJ, já deve ter ouvido falar sobre o Certificado Digital para Devs. Esse documento eletrônico é utilizado para assinar contratos, emitir notas fiscais e garantir a

Deixe sua mensagem abaixo e entraremos em contato em breve.

Deixe sua dúvida abaixo e entraremos em contato em breve

Oi, precisa de ajuda?

2