Como um profissional de TI pode pagar menos impostos?

Pagar menos impostos pode parecer um sonho distante, mas não é tão complicado quanto parece! Para isso, vamos analisar os modelos de contratações do mercado e descobrir qual a melhor forma de reduzir a carga tributária do profissional de TI e te ajudar a economizar na hora de pagar os impostos 😀

CLT x PJ: Qual a melhor opção?

A decisão entre trabalhar como CLT ou PJ envolve uma série de considerações, incluindo questões fiscais, trabalhistas e financeiras. Veja algumas diferenças importantes antes de tomar sua decisão:

CLT

Por meio desse modelo de contratação, os impostos são retidos na fonte pela empresa contratante, incluindo INSS, FGTS e, em alguns casos, Imposto de Renda, dentre outros encargos trabalhistas. Nesse sentido, o funcionário também terá direito a benefícios como férias, vale-refeição, entre outros, que serão descontados do salário.

Portanto, esse modelo exige menos complexidade administrativa, visto que a empresa é responsável pelo pagamento dos impostos e encargos, assim como é possível desfrutar de maior segurança. 

Entretanto, há algumas desvantagens na contratação CLT, como por exemplo a diferença entre salário bruto e líquido, por conta dos descontos realizados de impostos e benefícios. 

PJ

Como PJ, você pode ter uma carga tributária menor em comparação com CLT, visto que pode aproveitar deduções fiscais e pagar menos impostos em certas situações. Além disso, você decide pelo valor da sua prestação de serviço, além do modelo de trabalho, sem se preocupar com os descontos no valor recebido.

Porém, como PJ, você será responsável por pagar seus próprios impostos, incluindo IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e ISS, dependendo da sua área de atuação e da legislação municipal.

Portanto, sendo PJ, você desfruta de maior liberdade, contudo precisará de maior organização financeira e tributária.

Vantagens de ser PJ na área de TI

A contratação em modelo PJ é recorrente na área de TI e por isso, elencamos as principais vantagens para o profissional de TI:

Flexibilidade e autonomia

Como PJ, você tem autonomia e liberdade para definir o valor dos seus serviços, horário e local de trabalho. Isso permite que você amplie seus horizontes e procure diferentes oportunidades, seja nacional ou internacional, podendo ganhar em moeda como o dólar.

Diversos profissionais optam por prestar seus serviços à empresas internacionais, morando no Brasil. Assim, você poderá desfrutar de maior qualidade de vida, atuando com propósito.

Possibilidade de crescimento

Nessa modalidade, você terá maior chance de expandir e desenvolver seu negócio, seja ampliando o portfólio de produtos ou serviços, conquistando novos mercados, inclusive internacionais,  ou aumentando a equipe.

Redução de impostos

Além de trazer maior credibilidade perante clientes e empresas contratantes, como PJ é possível realizar contratações formais. Assim, existem opções de regime tributário mais vantajosas, como o Simples Nacional, que pode resultar em uma carga tributária mais leve e te ajudar a pagar menos impostos.

Escolha o regime tributário ideal para você

Decidiu seguir como PJ? Vamos dar start nessa jornada!

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o profissional de TI não poderá atuar como MEI, visto que sua atividade é intelectual e não consta no rol de Microempreendedor Individual.

Dessa forma, você deverá abrir seu CNPJ e escolher seu CNAE na modalidade ME ou EPP. Para saber todo o passo a passo, leia nosso artigo sobre o tema.

Além disso, você deverá buscar o regime tributário que seja compatível com a sua função e facilite na redução dos impostos. Dessa forma, a melhor alternativa para o profissional de TI que deseja atuar como PJ é o Simples Nacional.

Nesse regime, haverá uma única guia de recolhendo, simplificando o pagamento de impostos. Ademais, o Simples Nacional oferece alíquotas menores em comparação aos outros regimes, contribuindo para a redução da carga tributária. 

Além disso, você pode utilizar o Portal do Simples Nacional para resolver grande parte das questões relacionadas à Receita Federal.

Contrate uma contabilidade online

Para garantir praticidade na sua jornada como PJ, tenha uma contabilidade de confiança ao seu lado. A Colinear é especializada em profissionais de TI e poderá te ajudar desde a abertura do seu CNPJ, a simplificação de impostos até a prestação de serviços ao exterior. Entre em contato com a gente e conheça todas as nossas soluções! 💻

Compartilhe esse post

Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em ajudar!