6 Vantagens do Simples Nacional para o profissional de TI

O Simples Nacional é uma alternativa super atrativa para os profissionais de TI, visto que oferece uma série de vantagens para profissionais que atuam como prestadores de serviços ou possuem suas próprias empresas no setor. 

Por isso, vamos explorar todos os benefícios que o Simples Nacional proporciona aos profissionais de tecnologia, destacando como esse regime tributário pode contribuir para o crescimento do seu negócio 🚀

Simples nacional para profissional de TI

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado, criado para facilitar o pagamento de impostos por parte das micro e pequenas empresas. Ele unifica vários tributos em uma única guia de recolhimento, o DAS, como por exemplo, o Imposto de Renda de PJ, PIS/Pasep, Cofins, dentre outros.

Além disso, esse regime é vantajoso para empresas com faturamento anual de até R$4,8 milhões por ano e se encaixam na natureza jurídica de sociedade empresária, sociedade simples, empresa individual ou empresário individual.

Se você é profissional de TI e ainda não sabe qual empresa pode abrir nesse setor, leia nosso artigo aqui!

São diversas vantagens para os pequenos empreendedores que desejam mais praticidades e se encaixam nos requisitos. Veja os principais benefícios a seguir:

Vantagens do Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado e opcional para micro, pequenas empresas e microempreendedores individuais. Por isso, oferece várias vantagens para os profissionais de TI que se enquadram nesse regime:

  1. Simplicidade no pagamento de impostos

Uma das maiores vantagens do Simples Nacional é a simplificação do processo de pagamento de impostos. Assim, ao invés de lidar com várias obrigações tributárias, as empresas podem fazer o pagamento dos tributos em uma única guia, facilitando a administração tributária.

Além disso, você pode utilizar o Portal do Simples Nacional para resolver grande parte das questões relacionadas à Receita Federal. 

  1. Redução da carga tributária

O Simples Nacional oferece alíquotas de imposto geralmente menores do que aquelas aplicadas em outros regimes tributários. Isso pode resultar em uma carga tributária total mais baixa, especialmente para empresas com faturamento anual menor. Por isso, é uma ótima opção para quem está iniciando sua jornada empreendedora.

  1. Facilitação no atendimento trabalhista

Além da simplificação tributária, os empreendedores enquadrados no Simples Nacional se isentam de impostos cobrados de pessoas jurídicas. Por exemplo, na folha salarial de empregado, a empresa não precisa contribuir com o INSS patronal.

Ademais, em caso de situações judiciais trabalhistas, os empreendedores podem enviar terceiros para representá-los na Justiça do Trabalho, mesmo que não seja sócio da empresa ou mantenha algum vínculo com o negócio.

  1. Facilidade de cálculo e contabilidade

O cálculo dos impostos devidos no Simples Nacional é feito com base no faturamento bruto da empresa, com alíquotas progressivas que aumentam conforme a faixa de faturamento. Dessa forma, é possível simplificar a contabilidade e reduzir a complexidade administrativa, tornando mais fácil para as empresas acompanharem suas obrigações fiscais.

  1. Acesso à benefícios

Empresas enquadradas no Simples Nacional podem ter acesso a benefícios como linhas de crédito especiais, participação em licitações públicas, e podem até mesmo ter mais facilidade na obtenção de autorizações e licenças governamentais.

  1. Estímulo ao empreendedorismo

O Simples Nacional é visto como um estímulo ao empreendedorismo, pois reduz os custos e a complexidade de iniciar e manter um negócio no Brasil, especialmente para pequenas empresas e empreendedores individuais que estão iniciando seu negócio.

Desvantagens do Simples Nacional

Apesar do regime tributário ser simplificado e menos burocrático, ele pode não ser a melhor opção para todas as empresas.

Em primeiro lugar, há o limite de faturamento anual, um requisito básico do Simples Nacional. Assim, dependendo do faturamento anual da sua empresa, ela será obrigada a migrar para outro regime tributário, como o Lucro Presumido ou o Lucro Real. 

Além disso, em relação às alíquotas, é importante destacar que elas são progressivas, ou seja, aumentam conforme o faturamento da empresa. Isso pode resultar em um aumento significativo da carga tributária à medida que a empresa cresce.

Consulte uma contabilidade especializada

Portanto, antes de optar pelo Simples Nacional, é aconselhável que você consulte um contador para avaliar se este regime é realmente vantajoso para o seu negócio e prestação de serviço.

Se você busca mais praticidade e agilidade no dia a dia do seu negócio, a Colinear pode te auxiliar desde a abertura do seu CNPJ até a emissão de nota fiscal, garantindo a simplificação dos impostos e regime tributário ideal para o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça todas as nossas soluções 😀

Compartilhe esse post

Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em ajudar!