7 dicas para a gestão financeira de negócios

A gestão financeira de negócios é a administração do dinheiro de um empreendimento com o objetivo de proteger o patrimônio e maximizar o resultado. Para fazer a gestão financeira de negócios é necessário adotar um conjunto de ferramentas e ações.

É essencial todo o tipo de empresa cuidar das finanças desde o início. Neste post apresentamos 7 dicas para fazer a gestão financeira de negócios:

1. Faça o planejamento financeiro

O planejamento financeiro é o primeiro passo na gestão financeira de negócios. Sabendo as obrigações que você pode assumir é possível planejar a manutenção das atividades e a realização de novos investimentos.

Com o planejamento em mãos é necessário definir as estratégias que precisam ser tomadas para que os objetivos do planejamento sejam alcançados.

Lembrando que o planejamento é um conjunto de medidas estratégicas que precisam ser revistas periodicamente.

O planejamento financeiro também engloba o orçamento, evitando a escassez de recursos ou gastos acima do esperado.

2. Separe as finanças pessoais da empresa

Misturar as contas no início de um empreendimento é comum, mas não deve ser algo que se torne rotina. A confusão das finanças pessoais com as finanças da empresa não permite ver o resultado real do negócio.

É recomendável a abertura de uma conta como pessoa jurídica imediatamente para vincular as receitas e desembolsos da empresa nessa conta. A confusão patrimonial também prejudica a contabilidade, impactando a análise de resultados e o risco fiscal do negócio.

Quando as contas se misturam, além da falta de controle na pessoa jurídica, também não haverá controle das finanças na pessoa física, por isso a importância de definir um pró-labore.

3. Defina um pró-labore

O pró-labore é o salário do empreendedor pela prestação do seu trabalho na empresa. A definição do pró-labore evita que o empreendedor recorra ao caixa da empresa quando necessário.

O valor do pró-labore deve ser adequado para a vida financeira pessoal, e adaptável de acordo com o tempo e crescimento da empresa.

Além de retirar um pró-labore, o empresário também pode receber a renumeração pelos lucros da empresa.

4. Conheça os custos e estabeleça os preços

Quando falamos da gestão financeira de negócios também incluímos a gestão de custos e a formação de preços.

É preciso fazer um levantamento de todos os custos para o funcionamento da empresa. Desde os custos fixos, que são mensais, como aluguel e folha de pagamento e os custos variáveis, ligados a demanda do negócio.

Não saber os custos inviabiliza determinar o preço de venda do seu produto ou serviço. Quando o preço está errado, provavelmente você não terá o resultado esperado.

Fazendo um mapeamento dos custos também é possível determinar gastos desnecessários para eventual redução, e ajuda a montar a reserva de emergência.

5. Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é o dinheiro para deixar guardado e utilizar em gastos inesperados.

O valor para a reserva de emergência deve ser incluído no orçamento e feito todo mês. O dinheiro deve ser aplicado em um investimento seguro e de fácil acesso.

Gastos inesperados podem acontecer, e é necessário ter uma reserva para não comprometer o caixa da empresa. O valor depende muito do negócio e sua maturidade, o ideal é guardar um valor que seja suficiente para pagar todas as contas da empresa por um período mínimo de 6 meses.

6. Registre e acompanhe a movimentação financeira

Sem controle financeiro não tem como determinar resultado. É essencial para a gestão financeira de negócios registrar todas as entradas e saídas da empresa e fazer o fluxo de caixa mensal.

Somente com as informações registradas é possível identificar a situação financeira do negócio e tomar decisões com base nos dados.

O resultado deve ser acompanhado regularmente para verificar quais mudanças podem ser aplicadas.

7. Conte com a ajuda de um profissional de finanças

A gestão financeira de negócios é um processo contínuo. Cuidar das atividades operacionais e da gestão financeira ao mesmo tempo exige uma carga de trabalho grande ao empreendedor.

A ajuda de um profissional otimiza o tempo, aumenta a produtividade e contribui para o desenvolvimento do negócio com as melhores práticas.

Na Colinear cuidamos da gestão financeira conforme o tamanho e a necessidade da sua empresa. Envie uma mensagem para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudar no crescimento do seu negócio.