Trabalhar em casa: como ser mais produtivo?

Trabalhar em casa sempre foi um sonho de muitos profissionais, porém até 2020 parecia algo impossível – ou muito difícil de se conquistar. Porém, após a pandemia da Covid-19, esse movimento se intensificou e foi adotado por diversas empresas e profissionais.

De acordo com um estudo da FGV, em 2021, 57,5% das empresas adotaram o modelo home office no Brasil. Em outubro de 2022, o percentual foi para 32,7%, mantendo-se ainda presente nas empresas.

Além disso, com o avanço das tecnologias, se tornou cada vez mais acessível empreender no ambiente digital, possibilitando maior flexibilidade na forma de trabalho. Se você deseja trabalhar como PJ, no modelo home office, veja como abrir seu CNPJ aqui.

Todas essas mudanças no mercado de trabalho, exige uma contabilidade de fácil acesso e descomplicada. Por isso, a Colinear é especializada em contabilidade para profissionais de TI, auxiliando nas burocracias do dia a dia e na evolução do seu negócio! 

Como ser mais produtivo trabalhando em casa.

Profissões que possibilitam trabalhar em casa

Hoje, diversas são as profissões que possibilitam o home office. Contudo, há áreas em que esse modelo de trabalho se tornou mais comum, como na tecnologia e comunicação.

A grande maioria dos profissionais desses setores possuem como ferramenta principal de trabalho o computador e isso traz o privilégio da flexibilidade. Se você deseja atuar como profissional de tecnologia, veja como iniciar na área aqui

As principais profissões atuais para trabalhar de casa são:

– Desenvolvedor

– Programador

– Profissional de marketing

– Arquiteto

– Redator

– Designer

Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

A procura pelo home office se tornou cada vez mais crescente. Isso porque apresenta diversas vantagens em relação ao trabalho em espaço físico. Uma delas é a qualidade de vida.

Trabalho de casa, seja em emprego fixo ou por conta própria, você enfrenta menos trânsito, economiza com transporte, além da flexibilidade de horário e a flexibilidade geográfica.

Dessa forma, é possível adaptar o seu dia a dia dando espaço para tarefas pessoais, tempo com a família, assim como pode diminuir o estresse da rotina padrão de trabalho.

Contudo, o home office também pode causar sobrecarga de trabalho, procrastinação e falta de limites nas tarefas, visto que você poderá estar sempre à disposição. Essas desvantagens podem ser dribladas com um bom planejamento e alguns hábitos essenciais para quem adota essa modalidade de trabalho.

Veja só:

Como ser mais produtivo trabalhando em casa?

1. Vista-se para trabalhar

Mesmo que você esteja em casa, o ideal é você realmente se vestir para trabalhar ao invés de passar o dia todo de pijama.

Isso não quer dizer que você precise usar roupas formais. Pelo contrário, coloque algo confortável, como roupas de passeio e casuais. Ao se arrumar, já é possível sentir mais disposição para colocar a mão na massa e iniciar as tarefas do dia.

2. Afaste as distrações

Dar uma olhadinha no celular pode fazer com que você perca horas de trabalho. Por isso, evite ao máximo checar as redes sociais durante o período que você fixar para realizar suas tarefas. De preferência, desative as notificações do seu celular, principalmente das redes sociais, como instagram.

Caso você trabalhe com whatsapp, por exemplo, reserve momentos específicos para conferir as mensagens ao invés de abrir o app a qualquer hora.

3. Tenha uma rotina

Defina seus horários de trabalho e descanso. Apesar da flexibilidade que o home office traz, muitas pessoas acabam extrapolando justamente por estarem sempre com computador e celular por perto. Por isso, é importante reservar um momento para você e sua família.

 4. Priorize tarefas

Organize suas tarefas com listas que facilitem a sua organização e mantenha você produtivo. Porém, não adianta criar uma lista enorme que você não conseguirá cumprir, isso pode te frustrar e causar ainda mais procrastinação.

Por isso, as tarefas maiores e mais complexas, você pode dividir em pequenas tarefas para se manter em movimento, cumprindo um ponto de cada vez e respeitando seus horários.

 5. Mude de ambiente

Trabalhar todos os dias, no mesmo espaço, principalmente se você não tem um lugar específico de trabalho, pode se tornar cansativo. Interagir com outras pessoas e mudar sua rotina pode contribuir para sua produtividade.

Aproveite sua flexibilidade para trabalhar fora de casa, como em cafés e coworking. Você não precisa se prender em casa numa rotina padrão semelhante ao escritório físico. Pelo contrário, aproveite sua liberdade para desfrutar de diferentes formas de trabalho.

 6. Descanse

Descansar é tão importante quanto trabalhar, principalmente para produtividade. Faça pequenas pausas durante sua rotina para arejar a mente entre uma atividade e outra.

Além disso, reserve os finais de semana para curtir seu descanso, seja sozinho, com a família ou amigos. O importante é se manter disciplinado e respeitar o tempo de trabalho e de descanso.

Trabalhar de casa e construir seu próprio negócio tem grandes vantagens. Você se torna dono do seu tempo, além de escolher seu lugar para trabalhar. Para isso é necessário muita disciplina e responsabilidade para colocar esse sonho em prática.

Até mais! 

Compartilhe esse post

Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em ajudar!