Iniciar uma transição de carreira para a área de TI é abrir portas para um mundo repleto de oportunidades! Tendo em vista a crescente demanda por profissionais qualificados na área, essa mudança oferece um novo cenário de crescimento para quem busca se reinventar e explorar novos horizontes.
Se você pensa em realizar uma transição de carreira para a área de tecnologia, nós, da Colinear, apresentamos informações que vão trazer maior segurança para a sua decisão e te incentivar nessa jornada.
Área de TI em alta
Nos últimos anos, testemunhamos uma explosão de inovações, desde avanços em inteligência artificial até o desenvolvimento contínuo de soluções tecnológicas que transformam nossa vida cotidiana.
De acordo com a projeção do IDC, o mercado de TI deve crescer 11% na América Latina em 2024. O Brasil se destaca, apresentando um crescimento de 12% nesse setor.
Nesse sentido, a demanda por profissionais têm acompanhado esse progresso, proporcionando oportunidades para aqueles que buscam explorar e contribuir para esse universo em constante evolução.
Entretanto, com a alta demanda, o Brasil é insuficiente em profissionais de TI qualificados, tornando essa área ainda mais atrativa para aqueles que pensam em migrar de carreira.
9 passos para sua transição de carreira
Pensando em migrar para a área de TI? A Colinear vai te ajudar nessa jornada, com 9 passos práticos:
1. Você não precisa (re)começar do zero
Mudar de carreira não significa necessariamente começar totalmente do zero. Por isso, faça uma lista das suas habilidades transferíveis, ou seja, aquelas que você já pratica e pode utilizar na área de TI, como resolução de problemas, trabalho em equipe, organização e comunicação.
Assim, você também identifica seus interesses e tem mais clareza em qual profissão seguir dentro desse setor. Por exemplo, se você gosta de resolver problemas lógicos, pode se interessar por programação.
2. Tenha metas claras
Defina metas na sua carreira, assim você pode se organizar, aprender aos poucos e ter clareza profissional de onde quer chegar.
Dessa forma, você pode utilizar o método SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais) para criar suas metas, assim como estipular tarefas menores para colocar seus objetivos em prática no dia a dia.
Por exemplo: “aprender Python, em três meses, estudando pelo curso X, 5 vezes na semana”.
3. TI não é apenas programação
Apesar da programação ser uma das habilidades mais requisitadas e conhecidas do mercado, a área de TI não se resume apenas à ela.
Assim, você pode conhecer e se interessar por Design UI/UX, Análise de Dados, Análise de Sistemas, Análise de Segurança, Scrum Master, dentre diversas outras opções.
4. Não largue tudo
Se for possível, dentro da sua realidade e rotina, faça sua transição de carreira aos poucos. Ou seja, mantenha seu trabalho, enquanto você aprende e testa a nova área.
Assim, você pode iniciar fazendo cursos em plataformas online e também praticar seus aprendizados em pequenos projetos.
5. Construa projetos pessoais
Desenvolva projetos próprios para praticar e desenvolver suas habilidades. Além disso, você pode iniciar seu portfólio dessa maneira. Por exemplo, crie um aplicativo web para gerenciar tarefas.
Dessa forma, é possível hospedar seu projeto em plataformas como o GitHub, para compartilhar com potenciais empregadores e parceiros.
6. Tenha pessoas para trocar ideias
Além de fazer networking em eventos, tenha verdadeiras conexões para trocar ideias sobre a transição de carreira e a área de TI.
Compartilhar experiências com quem já vivenciou a jornada que você está seguindo pode ser muito agregador e te trazer mais segurança na sua decisão.
7. Invista na sua marca pessoal
Prepare seu currículo, LinkedIn e portfólio. Além disso, saiba destacar suas realizações e projetos relevantes, sempre tendo em mente as habilidades transferíveis de uma área para a outra.
Além disso, inclua seus novos cursos e projetos na área de TI.
8. Procure oportunidades
Procure estágios, trabalhos voluntários ou pequenos projetos em empresas de tecnologia ou organizações sem fins lucrativos. Assim, você vai adquirindo experiência na nova área de trabalho e torna sua transição de carreira mais segura.
9. Tenha persistência
Aprender novas habilidades leva tempo, assim como ingressar num novo mercado de trabalho. Por isso, seja paciente consigo mesmo.
Trabalho como CLT ou PJ na área de TI?
Na sua transição de carreira, pode ser que você saia de um emprego fixo e dê de cara com o mercado mais flexível de TI. Nesta área, é muito comum as contratações PJ e freelancer. Por isso, esteja preparado para definir o melhor modelo de trabalho para você.
Se você deseja abrir seu CNPJ na área de TI, confira o passo a passo aqui!
Além disso, a Colinear é uma contabilidade especializada em profissionais de TI, totalmente digital, pronta para facilitar a formalização da sua prestação de serviço com soluções inovadoras! Venha conhecer todas as nossas soluções e até a próxima 😀