Blog

Como emitir nota fiscal de serviço?

/

“Vendi meus serviços! E agora?” Ao formalizar seu negócio, com a abertura do seu CNPJ, é natural que chegue o momento da emissão da nota fiscal de serviço. Num primeiro momento pode parecer difícil, mas calma! Com atenção aos dados, emitir a sua NFS-e será muito simples. Vem conferir 😀

O que é uma NFS-e?

A NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) é um documento digital que tem como objetivo registrar a prestação de serviços por uma empresa ou profissional autônomo. Assim, ela será utilizada para documentar operações de serviços, facilitando o controle fiscal e tributário.

Além disso, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é emitida e armazenada eletronicamente em um ambiente digital, geralmente por meio de sistemas específicos fornecidos pelas prefeituras municipais ou no Portal do Contribuinte.

Emitir nota fiscal de serviço é obrigatório?

Sim!

Todo empreendedor, seja MEI, ME ou EPP, deverá emitir nota fiscal ao realizar qualquer operação negocial. Além disso, esse é o documento fiscal necessário para prestação de contas na hora de pagar seus impostos.

Inclusive, se você precisa de ajuda para fazer a sua gestão financeira, leia tudo sobre o assunto aqui!

Quais os benefícios de emitir Nota Fiscal de Serviços?

Além da formalização dos serviços, emitir uma NFS-e oferece uma série de benefícios para o seu negócio. Dessa forma, os principais são:

Cumprimento da legislação

Emitir nota fiscal é uma obrigação legal para a sua prestação de serviços. Além disso, evita problemas com a fiscalização e possíveis penalidades.

Controle financeiro

A emissão de notas fiscais ajuda na organização e no controle financeiro da sua empresa, fornecendo dados sobre as vendas realizadas e os impostos devidos.

Crédito fiscal

As notas fiscais emitidas permitem que você recupere créditos de impostos pagos na aquisição de insumos e serviços, ajudando a reduzir a carga tributária.

Credibilidade e imagem

Empresas que emitem nota fiscal demonstram compromisso com a legalidade e transparência. Assim, você gera maior confiança e melhora sua imagem perante clientes, fornecedores e órgãos reguladores.

Passo a passo para emitir a sua NFS-e

Em primeiro lugar, se você é profissional MEI, você deverá emitir a sua nota fiscal pelo Portal do Contribuinte. Nos demais casos, você deverá acessar o sistema do seu município e seguir este procedimento básico:

1. Acesso ao sistema da prefeitura ou órgão responsável pela emissão de NFS-e na sua cidade;

2. Credenciamento, caso você ainda não esteja cadastrado como prestador de serviços;

3. Faça o seu login e acesso o campo de nova emissão de NFS-e;

4. Preenchimento dos dados
Nesse caso, você será o prestador de serviços e o seu cliente será o tomador de serviços. Por isso, tenha em mãos os dados de CNPJ, endereço e o que mais se fizer necessário. 

5. Descrição dos serviços prestados, de forma clara a objetiva, de acordo com o seu CNAE. Você pode informar valor unitário e total dos serviços, além de eventuais impostos e deduções.

6. Faça a verificação de todos os dados e emita sua NFS-e;

7. Envie uma cópia ao seu cliente e arquive uma cópia com você.

Posso cancelar uma Nota Fiscal?

Sim!

O cancelamento geralmente é permitido quando a nota fiscal foi emitida com algum erro, como dados incorretos, valores errados, ou mesmo quando a prestação de serviço não foi realizada.

Geralmente, o cancelamento pode ser realizado online, seguindo as regras e os procedimentos de cada município, visto que são as prefeituras que estabelecem as normas específicas para a emissão e o cancelamento das NFS-e.

Além disso, para o MEI, é possível realizar o cancelamento no Portal do Contribuinte, mediante justificativa.

Tenha uma contabilidade de confiança!

Para garantir praticidade na sua jornada empreendedora, tenha uma contabilidade de confiança ao seu lado. Assim, a Colinear é uma contabilidade especializada em profissionais de TI e permite que você se dedique ao seu negócio, evitando estresse com as burocracias do dia a dia. Entre em contato com a gente e conheça todas as nossas soluções! 💻

Compartilhe esse post
Mais posts
imagem para ilustrar o texto sobre CNPJ irregular

CNPJ irregular: quais problemas causa e como regularizar

Se você trabalha como PJ na área de tecnologia, precisa ficar atento para evitar um CNPJ irregular. Muitas vezes, profissionais de TI só descobrem que têm pendências quando tentam emitir

certificado digital para profissionais de TI

Certificado Digital para Devs: quem precisa e como funciona?

Se você trabalha como PJ, já deve ter ouvido falar sobre o Certificado Digital para Devs. Esse documento eletrônico é utilizado para assinar contratos, emitir notas fiscais e garantir a

Deixe sua mensagem abaixo e entraremos em contato em breve.

Deixe sua dúvida abaixo e entraremos em contato em breve

Oi, precisa de ajuda?

2