Blog

7 dicas para a gestão financeira de negócios

/

01/09/2021
É essencial todo o tipo de empresa cuidar das finanças desde o início. Neste post apresentamos 7 dicas para fazer a gestão financeira de negócios.

A gestão financeira de negócios é a administração do dinheiro de um empreendimento com o objetivo de proteger o patrimônio e maximizar o resultado. Para fazer a gestão financeira de negócios é necessário adotar um conjunto de ferramentas e ações.

É essencial todo o tipo de empresa cuidar das finanças desde o início. Neste post apresentamos 7 dicas para fazer a gestão financeira de negócios:

1. Faça o planejamento financeiro

O planejamento financeiro é o primeiro passo na gestão financeira de negócios. Sabendo as obrigações que você pode assumir é possível planejar a manutenção das atividades e a realização de novos investimentos.

Com o planejamento em mãos é necessário definir as estratégias que precisam ser tomadas para que os objetivos do planejamento sejam alcançados.

Lembrando que o planejamento é um conjunto de medidas estratégicas que precisam ser revistas periodicamente.

O planejamento financeiro também engloba o orçamento, evitando a escassez de recursos ou gastos acima do esperado.

2. Separe as finanças pessoais da empresa

Misturar as contas no início de um empreendimento é comum, mas não deve ser algo que se torne rotina. A confusão das finanças pessoais com as finanças da empresa não permite ver o resultado real do negócio.

É recomendável a abertura de uma conta como pessoa jurídica imediatamente para vincular as receitas e desembolsos da empresa nessa conta. A confusão patrimonial também prejudica a contabilidade, impactando a análise de resultados e o risco fiscal do negócio.

Quando as contas se misturam, além da falta de controle na pessoa jurídica, também não haverá controle das finanças na pessoa física, por isso a importância de definir um pró-labore.

3. Defina um pró-labore

O pró-labore é o salário do empreendedor pela prestação do seu trabalho na empresa. A definição do pró-labore evita que o empreendedor recorra ao caixa da empresa quando necessário.

O valor do pró-labore deve ser adequado para a vida financeira pessoal, e adaptável de acordo com o tempo e crescimento da empresa.

Além de retirar um pró-labore, o empresário também pode receber a renumeração pelos lucros da empresa.

4. Conheça os custos e estabeleça os preços

Quando falamos da gestão financeira de negócios também incluímos a gestão de custos e a formação de preços.

É preciso fazer um levantamento de todos os custos para o funcionamento da empresa. Desde os custos fixos, que são mensais, como aluguel e folha de pagamento e os custos variáveis, ligados a demanda do negócio.

Não saber os custos inviabiliza determinar o preço de venda do seu produto ou serviço. Quando o preço está errado, provavelmente você não terá o resultado esperado.

Fazendo um mapeamento dos custos também é possível determinar gastos desnecessários para eventual redução, e ajuda a montar a reserva de emergência.

5. Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é o dinheiro para deixar guardado e utilizar em gastos inesperados.

O valor para a reserva de emergência deve ser incluído no orçamento e feito todo mês. O dinheiro deve ser aplicado em um investimento seguro e de fácil acesso.

Gastos inesperados podem acontecer, e é necessário ter uma reserva para não comprometer o caixa da empresa. O valor depende muito do negócio e sua maturidade, o ideal é guardar um valor que seja suficiente para pagar todas as contas da empresa por um período mínimo de 6 meses.

6. Registre e acompanhe a movimentação financeira

Sem controle financeiro não tem como determinar resultado. É essencial para a gestão financeira de negócios registrar todas as entradas e saídas da empresa e fazer o fluxo de caixa mensal.

Somente com as informações registradas é possível identificar a situação financeira do negócio e tomar decisões com base nos dados.

O resultado deve ser acompanhado regularmente para verificar quais mudanças podem ser aplicadas.

7. Conte com a ajuda de um profissional de finanças

A gestão financeira de negócios é um processo contínuo. Cuidar das atividades operacionais e da gestão financeira ao mesmo tempo exige uma carga de trabalho grande ao empreendedor.

A ajuda de um profissional otimiza o tempo, aumenta a produtividade e contribui para o desenvolvimento do negócio com as melhores práticas.

Na Colinear cuidamos da gestão financeira conforme o tamanho e a necessidade da sua empresa. Envie uma mensagem para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudar no crescimento do seu negócio.

Compartilhe esse post
Mais posts
tirar férias sendo PJ

Como tirar férias sendo PJ de TI sem comprometer o seu financeiro?

Descansar é essencial para manter o foco e a qualidade do trabalho, mas quem atua por conta própria sabe que tirar alguns dias de folga pode ser um desafio. Afinal,

Organização financeira para PJ: como planejar seu ano fiscal

Se você é um profissional de TI, sabe que organização financeira para PJ não é apenas uma recomendação – é uma necessidade para garantir a saúde do seu negócio. Com

Deixe sua dúvida abaixo e entraremos em contato em breve

Oi, precisa de ajuda?

2

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.