A área de tecnologia é muito dinâmica e flexível. Entretanto, para esses profissionais, pode ser um desafio lidar com as questões burocráticas, inclusive a forma de trabalho e declaração de faturamento.
Profissionais como programadores e designers, estão optando por abrir sua própria empresa e criando uma relação jurídica com seus clientes, deixando de lado o vínculo empregatício CLT.
Para trabalhar como PJ é necessário a abertura de um CNPJ. Com ele, você formaliza a sua prestação de serviço, trabalha em horário flexível e de forma independente, além de diminuir os encargos tributários.
Você é um desses profissionais? Confira como iniciar sua jornada e ser PJ na área de TI.
O que é um CNPJ?
CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e é um número que identifica sua empresa no Brasil. Ele pode ser equiparado ao CPF de uma pessoa, contendo todas as informações do negócio, como nome, sede, situação cadastral, data de abertura e atividade exercida. Além disso, é essencial para gestão tributária, ou seja, com ele você pode identificar pagamentos de impostos e emissão de notas fiscais.
Na Colinear, abrimos e legalizamos o seu CNPJ com uma assessoria para entender o modelo do seu negócio e orientação sobre impostos. Assim, você abre sua empresa sem sair de casa, além de cuidarmos da contabilidade completa da sua empresa, livrando você das burocracias do dia a dia.
Por que abrir um CNPJ como profissional de tecnologia?
Para profissionais de tecnologia, abrir um CNPJ pode trazer diversas vantagens para alavancar a carreira:
- Credibilidade profissional perante seus clientes;
- Formalização da prestação de serviço;
- Acesso a mais oportunidades;
- Gestão financeira e tributária mais organizada;
- Possibilidade de expansão de sua rede de clientes.
Abrir um CNPJ pode oferecer ao profissional de tecnologia mais oportunidades de trabalho, uma estrutura mais organizada para suas atividades, benefícios fiscais e a possibilidade de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo!
Como abrir um CNPJ?
Para abrir um CNPJ no Brasil, seja para uma empresa ou MEI, é necessário seguir algumas etapas básicas:
1. Busque um contador
O contador irá auxiliar nas burocracias do dia a dia, além de garantir que todos os passos sejam realizados corretamente com a documentação necessária.
2. Defina a atividade
Identifique claramente as atividades que você irá realizar como profissional autônomo na área de tecnologia e escolha as CNAE’S corretas.
3. Defina o tipo de empresa e regime tributário
Escolha o porte empresarial, a natureza jurídica e o regime tributário mais adequado ao seu negócio:
- Porte empresarial: MEI, ME, EPP, Empresas de médio ou grande porte.
- Natureza jurídica: Sociedade Unipessoal, Sociedade Anônima, Sociedade Limitada.
- Regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real.
4. Cadastramento
Para iniciar o processo de abertura do CNPJ, acesse o site da Receita Federal. Siga as orientações, preencha os formulários necessários e forneça as informações solicitadas.
5. Aguarde a Análise
Após o envio da documentação, aguarde a análise por parte da Receita Federal. Uma vez aprovado, você receberá o número do CNPJ, permitindo assim a formalização e início das atividades.
O profissional de tecnologia pode ser MEI?
A resposta é: não!
Apesar da facilidade em abrir um CNPJ MEI, nem todos os profissionais têm sua atividade enquadrada nessa categoria.
Não poderá ser MEI a pessoa que exerce atividade intelectual, como advogados, médicos, desenvolvedores, designers, entre outros.
6 vantagens de trabalhar como PJ
Abrir um CNPJ e empreender traz uma série de vantagens significativas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Algumas das principais vantagens para o profissional de TI são:
1. Flexibilidade e autonomia
Com o empreendedorismo, você tem autonomia e liberdade para definir seus horários de trabalho e, muitas vezes, seu local de trabalho. Além disso, você decide a forma que deseja prestar seu serviço ou vender seus produtos. Assim, você poderá desfrutar de maior qualidade de vida, atuando com propósito.
2. Possibilidade de crescimento
O empreendedorismo oferece a chance de expandir e desenvolver seu negócio, seja ampliando o portfólio de produtos ou serviços, conquistando novos mercados ou aumentando a equipe.
3. Redução de impostos
Além de trazer maior credibilidade perante clientes e empresas contratantes, como PJ é possível realizar contratações formais. Assim, existem opções de regime tributário mais vantajosas, como o Simples Nacional, que pode resultar em uma carga tributária mais leve.
4. Realização pessoal
Muitas pessoas encontram satisfação ao transformar suas ideias e paixões em negócios, o que pode trazer uma sensação de realização pessoal. Isso acontece visto que os empreendedores trabalham construindo seus próprios sonhos. Portanto, apesar dos desafios, há essa motivação e propósito que vai além do trabalho comum.
5. Trabalho mais dinâmico
Trabalhar com seu próprio negócio permite a liberdade de explorar novas ideias, soluções inovadoras e implementar criatividade no mercado. Ao invés de exercer atividades monótonas e repetitivas, o empreendedorismo é muito mais dinâmico. Ele instiga as pessoas a saírem de sua zona de conforto, além de possibilitar o aprendizado contínuo.
6. Causar impacto positivo
Por meio do empreendedorismo, é possível oferecer produtos ou serviços que atendam às necessidades da comunidade e tragam valor para as pessoas. Dessa forma, é possível apresentar diferentes soluções para o mercado, ajudar e impactar positivamente a vida das pessoas.
Agora você já tem o passo a passo para abrir seu CNPJ e trabalhar como Pessoa Jurídica na área de tecnologia!
Entretanto, você não precisa traçar esse caminho sozinho. Conte com a Colinear para formalizar seus serviços e ser PJ em TI, facilitando os processos burocráticos do seu negócio. Conheça todas as soluções da Colinear! 🙂