Ser freelancer ou profissional autônomo em TI oferece uma série de liberdades e desafios únicos. Assim, ao abraçar a independência, os autônomos têm a oportunidade de moldar seu próprio caminho profissional e explorar paixões pessoais. Diante desse cenário, o planejamento para freelancer torna-se uma peça fundamental.
Dessa forma, estabelecer metas claras, como parte desse processo, ajuda a superar os desafios, assim como aproveitar o melhor do estilo de vida autônomo. Sabendo disso, vamos te ajudar a criar um planejamento de sucesso.
Se você deseja se tornar um profissional freelancer na área de TI, veja o nosso passo a passo aqui!
A importância do planejamento para freelancer
Definir metas é fundamental para qualquer profissional, principalmente os profissionais autônomos. Dessa forma, diante tantas razões e vantagens do planejamento para freelancer, separamos as principais para você:
- Foco e direção
As metas são como um guia que ajuda você a concentrar seus esforços em atividades que contribuem para o alcance dos seus objetivos.
- Motivação e disciplina
Ter metas claras pode servir como uma fonte de motivação. Além disso, com um bom plano de ação, você consegue manter a disciplina ao longo do ano, ficando comprometido com sua meta.
- Avaliação do progresso
Com uma meta específica, você consegue avaliar seu desempenho. Assim, você identifica as áreas que precisam de melhorias e celebra as conquistas da sua jornada.
- Tomada de decisão
Ao ter metas definidas, o profissional autônomo pode tomar decisões mais alinhadas com seus objetivos de longo prazo.
- Crescimento profissional e pessoal
As metas promovem o crescimento contínuo. Dessa forma, ao estabelecer metas desafiadoras, o profissional autônomo pode desenvolver novas habilidades, ampliar seus conhecimentos e progredir em sua carreira.
Como criar metas sendo freelancer?
De acordo com um estudo realizado pelo Statistic Brain Research Institute, 50% das pessoas que fazem metas no Ano Novo desistem antes do Carnaval. Nesse sentido, a forma que você cria as suas metas conta muito para você se manter disciplinado em cumprí-las ao longo do ano.
Por isso, conheça métodos eficientes para alcançar seus objetivos em 2024:
Método SMART
O método SMART é uma abordagem popular para criar metas eficazes e bem definidas. A palavra SMART é um acrônimo que descreve cinco características essenciais que uma meta deve ter:
- Específica (Specific)
A meta deve ser clara e específica. Assim, ao invés de uma meta vaga, como por exemplo “crescer meu negócio”, uma meta específica seria “aumentar a base de clientes”.
- Mensurável (Measurable)
A meta deve ser mensurável, o que significa que é possível quantificar ou medir o progresso. No exemplo acima, a mensuração poderia ser: aumentar a base de clientes em 20%.
- Atingível (Achievable)
A meta deve ser realista e alcançável, levando em consideração os recursos disponíveis, conhecimentos e limitações de tempo. Do contrário, estabelecer metas impossíveis apenas desmotiva.
No nosso exemplo, é importante considerar a capacidade de atender a um aumento na demanda.
- Relevante (Relevant)
A meta deve ser relevante e alinhada com o que você deseja para o seu negócio.
Considerando o exemplo acima, aumentar a base de clientes seria relevante para o crescimento e sucesso do negócio.
- Temporal (Time-bound)
A sua meta precisa de um prazo específico. Assim, você cria um senso de urgência e mantém o foco.
No exemplo, a meta seria: aumento de 20% na base de clientes até o final do próximo semestre.
Portanto, aplicando o método SMART no seu planejamento de 2024, você estará criando metas mais claras e, assim, mais propensas a serem alcançadas. Além disso, esse método pode ser usado para o seu desenvolvimento pessoal até o planejamento de projetos e carreira como freelancer.
Método OKR
OKR significa “Objectives and Key Results” (Objetivos e Resultados-Chave). Esse método é uma abordagem de gestão de metas que foi popularizada pelo Google e amplamente adotada por várias empresas em todo o mundo.
Contudo, é um método flexível que pode ser aplicado em diversos níveis organizacionais, desde grandes empresas até profissionais individuais. Além disso, ele é conhecido por impulsionar a inovação, o alinhamento estratégico e o engajamento, visto que permite maior compreensão do trabalho a ser feito e os objetivos a serem alcançados.
A estrutura do OKR é bastante simples:
- Objetivos (Objectives)
São metas amplas e qualitativas que definem o que você deseja alcançar em um determinado período de tempo. Dessa forma, os objetivos devem ser desafiadores, inspiradores e alinhados com a visão de longo prazo.
- Resultados-Chave (Key Results)
São indicadores quantificáveis e mensuráveis que servem para avaliar o progresso em direção aos objetivos. Ou seja, os resultados-chave são a forma de medir e atingir os objetivos estabelecidos. Assim, esses resultados-chave devem ser específicos, mensuráveis e atingíveis.
Portanto, a meta de aumentar o número de clientes, com o método OKR, ficaria da seguinte forma:
- Objetivo (O): expandir a base de clientes.
- Resultados-Chave (KR): alcançar um aumento de 20% na base de clientes novos no próximo trimestre.
KR1: Adquirir pelo menos 3 novos clientes até o final do trimestre.
KR2: Aumentar as conversões online em 10% por meio de campanhas de marketing direcionadas.
Dessa forma, a estrutura do método OKR promove transparência, foco e alinhamento, especialmente no seu negócio. Além disso, os OKRs são geralmente definidos em ciclos, que podem ser trimestrais, semestrais ou anuais. Assim, ao final de cada ciclo, os resultados-chave são avaliados para determinar o sucesso na execução dos objetivos.
Com um bom planejamento, é possível alcançar suas metas e avançar na carreira. Mais importante que isso, é ter clareza de onde você deseja chegar. Por isso, escolha o método ideal para você e seu negócio, e tire do papel os seus objetivos em 2024! Até mais 😀